Indicado para: lº e 2º Ano
Imagens do projeto Amiga Árvore
Árvore da Av. Centenário
Criciúma - SC
Árvore Praça Nereu Ramos
Criciúma - SC
Árvore Praça do Congresso
Criciúma - SC
1) Tema: Árvore, Minha Amiga
2) Objeto Detonador: Este projeto tem como objetivo fazer com que o/a aluno/a conheça a natureza e especialmente as árvores da nossa comunidade.
3) Justificativa pedagógica: É importante que nesta etapa escolar seja proporcionado aos/as alunos/as a visualização e exploração da natureza, ajudando assim a criança a aprender a conviver e respeitar a natureza.
4) Perfil do Grupo: Crianças de seis a 8 anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Nomear partes da árvore.
• Identificar cada parte da árvore.
• Listar as árvores da comunidade.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Nomear partes da árvore.
• Identificar cada parte da árvore.
• Listar as árvores da comunidade.
• Reconhecer as diferentes partes.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.
6) Janelas:
• Artes visuais.
• Fotografia
• Linguagem escrita e oral.
• Vogais.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Poesia.
• Acróstico.
• Texto.
• Alfabeto.
• Palavras.
• Folhas secas e casca de árvore.
• Artes visuais.
• Fotografia
• Linguagem escrita e oral.
• Vogais.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Poesia.
• Acróstico.
• Texto.
• Alfabeto.
• Palavras.
• Folhas secas e casca de árvore.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a natureza e as árvores, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos. E a importância do meio ambiente para uma vida melhor.
- Falar com aos/as alunos/as sobre a árvore, se sabem o que é, se já viram algum e se aprenderam a identificar cada parte dela.
- Ouvir a música Dona Árvore da Bia Bedran, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto.
- Usar o dicionário.
- Ler textos e poesias referente ao tema.
- Criar um motivo artístico utilizando folhas secas e cascas de árvore.
- Fotografar com celular e máquina digital árvores da comunidade.
- Confeccionar mural com imagens de árvores da comunidade.
- Criar acróstico com a palavra ÁRVORE.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
- Trabalhar com raciocínio, percepção e linguagem visual no caça-palavras.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento da figura anterior no jogo dos sete erros.
- Trabalhar as vogais na formação das palavras.
- Trabalhar a percepção do meio ambiente de cada aluno, para entender melhor o que ele vê de meio ambiente.
-
- Conversar sobre a natureza e as árvores, a valorização do meio ambiente e o respeito pelos seres vivos. E a importância do meio ambiente para uma vida melhor.
- Falar com aos/as alunos/as sobre a árvore, se sabem o que é, se já viram algum e se aprenderam a identificar cada parte dela.
- Ouvir a música Dona Árvore da Bia Bedran, acompanhando o ritmo com a aula.
- Identificar as letras do alfabeto.
- Usar o dicionário.
- Ler textos e poesias referente ao tema.
- Criar um motivo artístico utilizando folhas secas e cascas de árvore.
- Fotografar com celular e máquina digital árvores da comunidade.
- Confeccionar mural com imagens de árvores da comunidade.
- Criar acróstico com a palavra ÁRVORE.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Conhecer as diversas cores na atividade de pintar.
- Trabalhar com raciocínio, percepção e linguagem visual no caça-palavras.
- Trabalhar a memorização da criança e reconhecimento da figura anterior no jogo dos sete erros.
- Trabalhar as vogais na formação das palavras.
- Trabalhar a percepção do meio ambiente de cada aluno, para entender melhor o que ele vê de meio ambiente.
-
8) Duração:
• Aproximadamente de uma semana de aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma.
ATIVIDADES:
DONA ÁRVORE - Música
Bia Bedran
Tronco, folhas, galhos tem
Fruto e flor e raiz
Dona árvore vai bem e é muito feliz
Subir, subir vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair
Fruto e flor e raiz
Dona árvore vai bem e é muito feliz
Subir, subir vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair
http://www.vagalume.com.br/bia-bedran/dona-arvore.html#ixzz26gVqKWPw
A ÁRVORE - Poesia
No quintal de minha casa,
Uma sombra permanece...
Vem do alto pé de jaca,
Que todo lugar escurece!
A árvore é fonte de prazer!
De fruta enche minha casa...
Sob ela fico até o anoitecer!
Ela é a Segunda morada!
Tratá-la bem, é um dever!
Ela também nos ajuda a viver,
Com alegria e amor !
A minha árvore é esverdeada
Seus frutos são marmeladas
De nossos músculos , o vigor!
Autor: Jairo Nunes Bezerra
ESCREVA O NOME DAS PARTES DE UMA ÁRVORE.
ESCREVA 5 FRASES COM A PALAVRA "ÁRVORE".
INÍCIO DA ATIVIDADE
"A FRUTA MISTERIOSA"
FINAL DA ATIVIDADE
"A FRUTA MISTERIOSA"
Muito boa esta matéria, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir